O aço é uma das principais matérias-primas utilizadas na construção civil, indústria automotiva e bens que envolvem máquinas e equipamentos pesados. Na Europa é usado há mais de 200 anos, porém no Brasil ganhou força no fim do século XIX, quando começou a importar material para construção. Após 1949, o Brasil fundou a primeira siderúrgica nacional do país e passou a fabricar aço, com isso o mercado nacional começou a ser abastecido.
Mesmo com a grande produção de aço nacional, muitas empresas importam de fora, pois o valor do produto nacional é 30% maior que o do mercado internacional. Entretanto, o aço nacional é de melhor qualidade, já que passa por frequentes certificações e análises, atendendo a padrões de órgãos específicos, coisa que o aço importado não oferta. Por isso investir em um aço importado pode não ser uma boa forma de economizar, mesmo o aço tendo um valor inferior, a vida útil e a vulnerabilidade a oxidar são bem maiores, diminuindo sua vida útil.
Ao usar aço importado na construção civil, a segurança das edificações e dos moradores podem estar em risco, podendo trazer problemas maiores à incorporadora responsável pela obra.
Mesmo que o aço nacional tenha um valor superior, com outras siderúrgicas no Brasil, a concorrência fez com que o valor do produto se tornasse mais atrativo aos clientes. Uma solução para empresas que usam o aço como matéria-prima para seus produtos é pesquisar qual companhia melhor atende suas necessidades e que ofereça um produto de qualidade, evitando problemas futuros.
E aí, interessou-se em saber mais sobre o aço nacional, matéria-prima dos nossos produtos? Então entre em contato com um de nossos vendedores e tire todas as suas dúvidas.