Em uma construção, muitos elementos são de metal. Mesmo que a durabilidade e resistência desse material seja superior a outros, dependendo da sua natureza, a oxidação pode ser um problema e para esse problema, existe a tinta zarcão. É de extrema importância proteger as superfícies metálicas da ferrugem quando o próprio material não tem esse recurso. A ferrugem desgasta e deteriora o metal, podendo deixar a peça inutilizada. No blog de hoje iremos explicar como a tinta zarcão pode ajudar nessa questão. Confira!
1 – O QUE É?
Também conhecido como mínio, o zarcão é um composto químico chamado tetróxido de chumbo. Da sua forma natural, apresenta-se como um pó vermelho e insolúvel, usado na produção de cristais, baterias, vidros e fabricação de tintas. Portanto, ele é um fundo protetor com função anticorrosiva, usada para uniformizar e proteger as superfícies metálicas. Além de permitir diversos acabamentos e ter um bom rendimento.
2 – QUANDO USAR?
O uso pode ser feito sempre para proteger superfícies metálicas contra ferrugem. Sua aplicação forma uma película protetora alaranjada, que fixa na superfície e transfere para ela resistência à corrosão. Além do mais, pode ser usada tanto em superfícies externas quanto nas internas.
3 – COMO É FEITA A APLICAÇÃO?
A tinta zarcão deve ser preparada com antecedência e caso a superfície que for aplicada apresente ferrugem ou outras impurezas, deve ser retirada com a lixa. Depois de lixar, deve-se remover os resíduos para garantir a aderência do produto, se houver a necessidade, a superfície deve ser limpa com tíner para retirar qualquer resquício de outros produtos. Em seguida, dependendo da marca que foi comprada, deve-se diluir com aguarrás (outros solventes não são indicados). Para realizar a aplicação, pode-se usar um pincel macio, uma pistola de pressão de pulverização ou um rolo de espuma. Duas demãos são suficientes. A secagem da tinta leva em torno de 24 horas, o ideal é aplicar a tinta zarcão em dias secos com temperaturas amenas, para garantir uma excelente fixação.
4 – PRECAUÇÕES QUE DEVE TER NA HORA DA APLICAÇÃO
A aplicação deve ser limitada e cuidadosa, o produto não pode entrar em contato com os olhos, mucosas e feridas, pois o zarcão é um elemento químico e tóxico, além de ter pigmentos em sua composição. É muito importante sempre consultar antes as instruções do fabricante. Para evitar qualquer intoxicação, deve-se sempre usar os equipamentos de proteção individual, como óculos, máscara, roupas adequadas e luvas.
A tinta zarcão pode ser uma excelente aliada das suas superfícies metálicas, mas é bom saber que existem algumas qualidades de aço que não precisam dessa proteção.
E aí, quer tirar alguma dúvida sobre materiais de construção em aço galvanizado? Então entre em contato com um de nossos vendedores e tire todas as suas dúvidas.