No momento de construir ou reformar, os detalhes técnicos fazem toda a diferença no projeto, contribuindo para o contentamento dos clientes. Todo esse cuidado é sinônimo de conforto e segurança para os imóveis. Dessa forma, no blog de hoje iremos mostrar como calcular a inclinação do telhado da sua obra. Confira!
1 – COMO SE DEVE CALCULAR A INCLINAÇÃO DO TELHADO?
- Porcentagem de inclinação das telhas: para realizar a conta, precisa-se da porcentagem de inclinação. A maioria dos fabricantes fornecem essa informação no momento da venda, que normalmente varia de 10% a 30%, dependendo do modelo da telha;
- Tamanho do telhado: o segundo passo é saber o tamanho do telhado do projeto. Para saber a inclinação exata, é preciso calcular a área de cobertura presencialmente, mas o Google Earth realiza o cálculo estimado de um telhado já construído;
- Cálculo: o terceiro passo você deve multiplicar a porcentagem pelo comprimento do telhado, ou seja, se a inclinação das telhas que você escolheu é de 10% e o telhado tiver 100 cm (1 metro), é só você calcular 10% x 100 cm = 10 cm. Isso quer dizer, a cada 100 cm na horizontal, o telhado subirá 10 cm na vertical.
2 – POR QUE É PRECISO SABER A INCLINAÇÃO DO TELHADO?
Com a inclinação do telhado, você consegue saber a área de cobertura, o comprimento do beiral e a cumeeira adequada, além de saber qual o melhor tipo de telha para sua cobertura. Com isso, sua construção terá um escoamento da água da chuva adequado. Alguns modelos arquitetônicos só podem ser executados se usarem telhas que aceitem menor inclinação, pois precisam que o telhado fique escondido.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite pra fazer um orçamento e contar com a parceria da marca de telhas galvanizadas mais indicada do Acre.