O alicerce é a base de uma construção, ele dá a sustentação das colunas e das paredes. Basicamente é feito por armações de vergalhão de aço preenchidas com concreto e blocos, essa estrutura fica embaixo da terra para conseguir distribuir melhor o peso do edifício por uma área maior do solo, evitando que a construção afunde. A seguir, iremos apontar os 3 principais erros e como evitá-los. Confira!
1 – DEIXAR DE FAZER PROJETO
Nunca deixe de fazer um projeto específico para a obra antes do início da construção. Mesmo que possa parecer mais em conta inicialmente, pode acontecer deformações e fissuras no alicerce, prejudicando a estrutura e futuramente precisar de reparos que podem encarecer a obra.
2 – DEIXAR DE FAZER ANÁLISE DO SOLO
É essencial que o terreno seja analisado, para saber a capacidade do local para a construção. Essa análise ajuda a ter informações sobre o tipo de solo, resistência e nível do lençol freático, que se passarem despercebidos podem causar danos irreversíveis à construção. Com boas informações sobre o local, o projetista consegue saber qual o melhor tipo de alicerce para uma estrutura mais segura e econômica para a obra.
3 – USAR MATERIAIS SEM QUALIDADE
É essencial que não se use materiais porosos nas estruturas, para não acontecer infiltrações e excesso de umidade na obra, o melhor material para se usar como base é o vergalhão de aço. Além disso, normalmente são usados blocos cerâmicos maciços e requeimados ou blocos de concreto estruturais.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite pra fazer um orçamento e contar com a parceria da marca de telhas galvanizadas mais indicada do Acre.