O telhado exerce diversas funções em uma construção, desde agregar isolamento acústico, térmico e impermeabilidade, também colabora contra as adversidades diárias, como chuva e sol. Além, é claro, de deixar a estética da construção muito mais bonita.
O telhado possui estrutura, condutores e cobertura. A estrutura é o elemento de apoio, que recebe e distribui as cargas verticais do restante da construção, os condutores é o que garante o escoamento da água da chuva e a cobertura é responsável pela vedação e proteção.
Primeiramente é necessário definir o modelo da cobertura, levando em conta a arquitetura da construção, possíveis efeitos climáticos, disponibilidade da mão de obra e materiais, além da economia e segurança. Neste momento também é preciso escolher o material da telha que será usada, seja aço, cerâmica, vidro, metal, entre outras. O material da telha é que vai determinar o controle da temperatura, umidade, som, durabilidade e resistência.
A estrutura do telhado pode ser de madeira ou aço. Se for madeira, o material é o mais usado, muito tradicional em telhados mais antigos, mas é mais sujeito às ações do tempo e da natureza, como apodrecimento por umidade e cupim. Mesmo que a estrutura de metal demande mão de obra mais especializada, a estrutura tem maior vida útil, já que são compostas por diferentes elementos, como perfis UDC e tubos industriais retangulares, que garantem proteção contra a oxidação.
Finalizando com os condutores, calhas, cumeeiras, rufos, mantas, enchimentos, pontos de ventilação são itens que certificam o bom funcionamento do telhado. Além disso, a construção precisa de profissionais especializados para executar as atividades com excelência e evitar problemas futuros. É fundamental não deixar passar nenhuma manutenção preventiva, para assegurar as boas características da estrutura por longos períodos.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite pra fazer um orçamento e contar com a parceria da marca de telhas galvanizadas mais indicada do Acre.