Nas construções em geral, assim como nas indústrias, é muito comum as estruturas montadas com barras de aço. Essas barras são feitas de aço laminado ou aço trefilado. A forma com que são produzidas garantem maior resistência estrutural, sem soldas e garantindo maior resistência com menores dimensões. Juntando as características naturais do aço com a criação das barras com variados moldes, dimensões e tamanhos, garantem a segurança e o custo-benefício da obra. No blog de hoje iremos abordar mais sobre as barras de aço laminado. Confira!
Existe a barra de aço laminado e a barra de aço trefilado. A barra de aço trefilado é feita em um processo mecânico a frio, ou seja, é feito uma tração nas extremidades que comprime a peça até atingir o diâmetro desejado. Já as barras laminadas são reaquecidas com o objetivo de reduzir a espessura do material. Elas são muito usadas na parte estética das estruturas.
Confira a seguir os tipos de barra de aço laminado:
- Quadrada: esta barra é produzida em aço maciço e possui milhares formas de uso;
- Cantoneira: o formato lembra partes de um triângulo, ou um canto, possui dimensões iguais, o que ajuda no encaixe perfeito. Muito usada para “fortalecer” outras peças;
- Chata: possui seção transversal retangular, superfície lisa, sem cantos vivos, podendo ser produzida em diversas dimensões;
- Redonda: tem um formato circular e superfície lisa. O comprimento, peso e tamanho podem variar, por ser feita sob medida para cada projeto. Os especialistas consideram essa peça a mais versátil.
As barras de aço laminadas têm uma longa vida útil, pois são mais resistentes à corrosão. Além disso, são peças de higienização fácil e manutenção simples. É importante salientar que as peças são resistentes contra o fogo e impactos.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite pra fazer um orçamento e contar com a parceria da marca de telhas galvanizadas mais indicada do Acre.