O aço é uma das matérias-primas mais usadas pelas indústrias. Já que pode ser feito máquinas, peças, eletrodomésticos, entre outros. No blog de hoje iremos abordar sobre aço galvanizado e aço galvalume. Confira!
O aço é fabricado em siderúrgicas por meio do aquecimento do minério de ferro bruto com outros materiais em caldeiras ou fornos. E aí, essas matérias-primas se transformam em líquido, conhecido por ferro gusa. Depois é adicionado mais materiais nesse líquido para aumentar as propriedades que oferecem resistência e então o aço é resfriado e remodelado em placas contínuas.
Tanto o aço galvanizado, quanto o aço galvalume são laminados a frio, mudando apenas o tratamento seguinte que cada aço recebe.
A galvanização é um revestimento de zinco que as placas de aço recebem. E esse revestimento pode ser feito por imersão que o aço é banhado no zinco líquido quente e depois é secado, ou é feito por eletrogalvanização, que o aço é mergulhado numa solução de zinco, sal e ânodo sacrificial de zinco em suspensão, no qual o processo acontece por energia elétrica em que o lado negativo é conectado ao aço e o lado positivo é ligado ao zinco. Assim que a energia é ligada, os íons de zinco com carga positiva vão até a placa de aço com carga negativa. E assim, é criada a proteção no aço.
O aço galvanizado tem sua camada composta apenas por zinco e possui aspecto fosco, parecido com o alumínio. Já o aço galvalume possui uma camada de revestimento de 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício. Os produtores de aço galvalume garantem que a durabilidade composta pela liga de 3 elementos tem em média 9x mais durabilidade que um aço galvanizado. Dessa forma, o aço galvalume é amplamente usado em telhas metálicas na Rio Telhas para oferecer mais resistência e durabilidade às peças.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite pra fazer um orçamento e contar com a parceria da marca de telhas galvanizadas mais indicada do Acre.